quinta-feira, 1 de junho de 2017

(*) Sobre sorte, ensino, baratas e formigas...


(...) uma boa noite a todos e a cada um.

Agradeço a presença de todos. Estou feliz por encontrar alguns alunos, ex-alunos e seus familiares, professores e professoras.

Primeiramente, gostaria de dizer, que numa reunião, onde todos por unanimidade resolvem me escolher para discursar (hoje, aqui, agora), fica provado que existe gente muito mais louca do que eu.

Gostaria de começar minha fala ou discurso, dizendo que apesar das minhas maluquices acadêmicas, da loucura das pessoas que me confiam tamanha responsabilidade, afirmo que sou um sujeito de sorte, como bem disse o meu eterno cantor e compositor favorito, Belchior: “presentemente eu posso me considerar um sujeito de sorte, porque apesar de muito moço, me sinto são, salvo e forte”.

Sorte, sujeito de sorte, sorte muita.

Em minha trajetória de vida, até aqui, pude contar com a sorte de ter contato com muitas coisas boas, principalmente de encontrar pessoas na caminhada que contribuíram bastante para quem sou hoje. Minha família, amigos mais chegados que irmãos, colegas de faculdade, alunos e alunas, os mestres, professores e professoras, os livros (os bons livros), os discos (os bons discos) e algumas HQs.

Esse cara é mesmo maluco, deveria falar de metodologia científica, da experiência com ela como disciplina (como é lecioná-la) e da equipe responsável (cá pra nós, uma baita equipe) na UNICE.

Ok, ok! Vou falar. A metodologia cientifica é outra grande sorte em minha vida. Sorte sim, porque gosto e me identifico com a disciplina, tenho sorte de trabalhar com uma equipe inteligente e capacitada. 

Profa. Dra. Terezinha Tartuce, obrigado. 
Profa. Esp. Elisa Maria Duarte, obrigado.
Prof. Esp. Claudio Nunes, obrigado.

E de normas, vai falar? Bom, de Norma hoje eu só queria falar se fosse da minha ilustre amiga Profa. Me. Norma (Athayde), mas acho que ele não se encontra. Portanto, nada de Norma hoje, certo!?

Levando a coisa mais a sério, quero voltar à metodologia científica. Bem, eu diria que ela é chata, mas é perfeita, depende do nosso estado de espírito e do dia da semana (na sexta-feira não é bom).

Certa vez, um aluno me disse que na cadeira de metodologia cientifica seria chato demais ter que estudar Bacon (o Francis), toda aquela teoria sem fim da construção do conhecimento e dos pensadores. O bom mesmo seria partir logo para o trabalho científico, ou seja, (imprimir, apresentar e pegar o canudo). Tem até sentido, na cabeça dele, mas na minha cabeça o perfeito era exatamente estudar esses camaradas, que tanto contribuíram para a humanidade ter conhecimento, sem contrariar ele, concordei que às vezes ela pode ser uma disciplina chata, como tudo nessa vida.

Em meio a isso, lembrei algumas histórias do meu avô Chico.

Meu avô materno me contava muitas “histórias de trancoso”, numa delas ele me contou como matar formiga sem ser pisando nelas.

Ele contou que era preciso uma linha reta de açúcar de mais ou menos 1 metro, ao final dessa linha de açúcar colocar algumas gotas de óleo ou detergente, logo em seguida um palito de fósforo. 

Igual ao meu aluno achava melhor pisar logo, resolver o problema.

Ele continuou, disse que a formiga calmamente iria comendo o açúcar, em linha reta, quando tivesse um pouco pesada de tanto doce, escorregaria no óleo ou detergente, bateria a cabeça no palito de fósforo e morreria na hora de traumatismo craniano. (Algo fatal, sem tempo nenhum pra chamar nem o SAMU das formigas).

Em outra circunstância, ele contou outra história, essa foi sobre como matar baratas. Contou que seria necessário encurralar uma das criaturas horripilantes (que tanto as mulheres têm medo) no canto de uma parede, colocar cachaça perto dela, esperar ela tomar umas doses e aguardar o álcool fazer efeito, quando a danada tiver embriagada, amarrar bem forte as patas, colocar uma bomba rasga lata ao lado (tipo barata bomba), acender e assistir ela explodindo.

Como aluno, ponderei com ele, perguntando: mas não é melhor pra evitar tudo esses métodos, passos (chatices) colocar veneno nas formigas? E nas baratas aquela velha chinelada? Ele me respondeu sorrindo: "Pode ser desse jeito também!", (risos).

Ele queria mesmo era mostrar que o chato seria só pisar, colocar veneno pela casa inteira, que o perfeito seria seguir uma forma mais engenhosa, um método que me faria pensar, raciocinar, criar, participar de um processo detalhado, sentir participante “fazendo arte”, vivendo, experimentado outros métodos, científicos ou não. 

No ensino de metodologia científica, compreendi muitas das histórias do meu avô. Entendi que o interessante é o processo, os métodos, como ela nos conduz, brilhantemente até a conclusão de um trabalho científico. E confirma a perfeição, mostrando que “a pesquisa é a especialização mais próxima da educação”.

É muito importante saber que 'Informação não é conhecimento'' e "conhecimento não é educação", entender, distinguir quem é quem.

Pesquisar, ler, analisar, questionar com fundamentos, falar sobre um assunto com precisão, ter referências, questionar, responder, desenvolver, argumentar bem (é conhecimento) é educação. 

Educação transforma. Ensinar o aluno a distinguir conhecimento científico de outros é muito importante e servirá para o resto da vida.

E tenho sorte de (por) ensinar.

A unice é a minha casa (academicante falando), nela me tornei Analista de Sistemas, nela exercito a docência.


Obrigado.


(*)
Discurso de representação da equipe de Metodologia Científica da Faculdade UNICE – Ensino Superior, na colação de grau dos formandos do Semestre 2015.1 de ADS, Farmácia, CCB e de ADM.



Gelson Bessa:.

0 comentários: